Sua IES já está com tudo preparado para o credenciamento e a avaliação externa virtual do MEC?

As avaliações virtuais in loco já iniciaram e a meta é atingir 5 mil visitas até o final de outubro de 2021. Responsável pela avaliação externa in loco de cursos das Instituições de Educação Superior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (InEp), iniciou no dia 26

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As avaliações virtuais in loco já iniciaram e a meta é atingir 5 mil visitas até o final de outubro de 2021.

Responsável pela avaliação externa in loco de cursos das Instituições de Educação Superior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (InEp), iniciou no dia 26 de abril a avaliação virtual in loco de visitar 11 instituições.

O objetivo é de melhorar o processo de avaliação do ensino superior brasileiro, especialmente diante do atual cenário causado pela pandemia da COVID-19.

A nova regra vale para as visitas agendadas a partir de 26 de abril, porém as IES que já estavam com avaliação in loco presencial confirmada, podem solicitar alteração para a visita virtual.

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O que muda?

A avaliação externa virtual in loco não muda a metodologia da avaliação já existente (presencial), mantendo o atual rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação.

A principal diferença está na utilização da tecnologia, com uso de imagens ao vivo, no processo. Com exceção das entrevistas e depoimentos sigilosos, os demais procedimentos serão gravados e tornados públicos para maior transparência dos processos. As visitas também serão auditadas por equipe técnica de forma amostral.

O novo formato não atenderá a todos os cursos inicialmente, mantendo o modelo de avaliação presencial para medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.

Principais benefícios da avaliação externa virtual

O objetivo da avaliação externa in loco é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

É um dos critérios para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas. Também é aplicada para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.

No modelo de avaliação in loco 100% online, há diversos pontos positivos. Entre eles se destacam:

  • Celeridade no processo avaliativo, devido à possibilidade de visitas virtuais simultâneas;
  • Menor custo financeiro e de pessoal às instituições e ao Inep;
  • Maior disponibilidade de avaliadores, além de facilidade na substituição desses profissionais em caso de imprevistos;
  • Aperfeiçoamento contínuo da ferramenta e dos processos, entre outros.

Impacto dos materiais didáticos na avaliação in loco

O formulário de verificação in loco das condições institucionais aponta que, na organização curricular, os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos.

São considerados aspectos essenciais referentes aos materiais didáticos o cumprimento dos seguintes aspectos:

  • Convergência dos equipamentos e integração entre materiais impressos, radiofônicos, televisivos, de informática, de teleconferências etc., junto à mediação dos professores, de forma a criar ambientes de aprendizagem ricos e flexíveis.
  • Associação dos materiais educacionais entre si e entre módulos, unidades de estudos, séries, indicando como o conjunto desses materiais se inter-relaciona.
  • Objetos de aprendizagem interativos que podem ser acessados pelos alunos em diversos pontos das suas atividades educacionais.
  • Geral do Curso, impresso e/ou em formato digital.
  • Meios de comunicação e informação que serão colocados à disposição do aluno.
  • Plataformas de aprendizagem ergonômicas.
  • Materiais educacionais que desenvolvam e facilitem a aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes que o aluno deverá alcançar;
  • Especificação do material didático que estará disponível para a avaliação da comitiva do MEC na visita in loco de credenciamento. É importante destacar que é necessário ter a metade dos cursos prontos e a metodologia bem definida e entendida pelos tutores. Além disso, o Ambiente Virtual e a interatividade dos recursos didáticos, bem como a coerência pedagógica dos conteúdos são pontos relevantes na avaliação.
  • Pré-teste dos materiais didáticos, manuais de orientação e recursos tecnológicos a serem usados nas disciplinas iniciais do curso.
  • Critérios de avaliação de qualidade e de revisão dos materiais educacionais.

Preciso de ajuda para me preparar para a avaliação in loco

Há diversos aspectos analisados na visita in loco, um dos principais é o material didático. Você pode contar com nossa ajuda em diferentes cenários para o credenciamento. Clique aqui para conversar com um especialista e solicitar ajuda.