Saiba como produzir internamente conteúdos e objetos de aprendizagem para EaD com economia e gestão inteligente

Compartilhe este artigo:

 

O ensino a distância está em amplo crescimento no Brasil. O último levantamento do Ministério da Educação aponta que 1,5 milhão de pessoas estão matriculadas em cursos na modalidade EaD.

O número de polos de ensino a distância também cresceu. Com a nova regulamentação da modalidade, que facilitou a abertura de novos cursos e polos, as unidades virtuais passaram de 6.583 para 15.394.

Com a ampliação da oferta de Ensino a Distância, as IES precisaram buscar diferenciais competitivos. Nesse processo de lançarem novos cursos de graduação e pós-graduação, tiveram que acelerar a produção dos seus materiais didáticos.

Foi nessa etapa de implementação que recebemos inúmeros contatos com a mesma pergunta: como produzir objetos de aprendizagem para EaD com maior qualidade e menor custo?

Para responder essa pergunta, somamos a nossa experiência de mais de 12 anos com produção de materiais didáticos para EaD e identificamos os principais desafios da produção.

Mas como solucionar esses desafios de maneira eficiente e dinâmica?

Com a procura crescente pelos cursos EaD e com a expansão dos Polos de Ensino a Distância, torna-se necessário o investimento contínuo na qualidade dos conteúdos e objetos de aprendizagem. Fator que será um dos grandes diferenciais para a fidelização do aluno na escolha pela IES.

Mas produzir conteúdos e objetos de aprendizagem com economia e gestão inteligente é uma dificuldade enfrentada por grande parte das IES. Além da necessidade de encarar diferentes desafios da produção, é comum o retrabalho com o desenvolvimento de materiais didáticos que já foram produzidos para cursos anteriores e que seriam aderentes em novos cursos.

A Plataforma Deduca é uma solução desenvolvida sob medida para resolver esses desafios das instituições. Com ela é possível realizar a gestão de conteúdos e permitir a produção interna de materiais didáticos para EaD de forma mais eficiente, com redução de custos e tempo.

O Módulo de Produção da Deduca possibilita que a IES produza internamente seus conteúdos e objetos de aprendizagem com economia e gestão inteligente.

Conheça como o Módulo de Produção da Deduca organiza, gerencia, agiliza, reduz os recursos e promove maior escalonamento da sua produção de materiais EaD.

Planejamento do Cronograma

Por meio de ferramentas intuitivas e automatizadas, é possível criar todo um cronograma de produção de uma demanda em poucos minutos. Isso ocorre em uma tela de plano de produção com o auxílio de atribuições rápidas, alterações em lote e sugestões inteligentes.

Criação de recursos a partir de fluxos com tarefas pré-definidas

Além disso, para auxiliar a criação rápida do cronograma de produção, a Deduca permite importar fluxos pré-definidos para o projeto. Por compreender a variedade dos materiais oferecidos aos alunos e o processo de produção específico de cada um, ao importar um fluxo modelo, é possível adequar para a realidade da demanda. Dessa forma, basta atrelar o fluxo modelo com o recurso para que as tarefas e prazos sejam criadas automaticamente

Visualização completa do recurso em uma única tela

Além de gerar um panorama das etapas do projeto, a plataforma permite o controle do início ao fim da entrega, assim como, a visualização do histórico de atividades. Com isso, todas as informações sobre um determinado recurso ficam disponíveis em uma única tela, facilitando assim o controle em tempo real.

Controle de versões dos arquivos

Chega de misturar os arquivos entre atualizados e desatualizados. Com a Deduca é possível rastrear as alterações e mesclar arquivos repetidos. Além disso o controle de versão da Deduca permite  identificar o usuário e a data de modificação dos arquivos.

Tarefas pensadas para produção EaD

Com a Deduca fica mais fácil delegar tarefas dentro de um projeto. Ao criar uma tarefa é possível inserir informações básicas como descrição, responsável pelo projeto e datas. O refinamento da entrega, permite ao usuário acesso à informações norteadoras para a execução de suas tarefas, além de servir como orientação para a evolução do material.

Formalização da validação do material

A plataforma Deduca permite a validação de materiais por coordenadores sem que eles tenham acesso aos arquivos comentados, criados durante a evolução. Na validação é possível escolher ações a serem tomadas como rejeitar ou solicitar ajustes, criando tarefas para as correções de maneira automática.

Controle de atrasos de maneira fácil

Você estabelece os prazos e a plataforma mantém atualizada a sua equipe. A Deduca gerencia de forma automatizada a cobrança de prazos e sinaliza atrasos, além de notificar mudanças no cronograma.

Permissões avançadas para a equipe

As funções e o controle de acesso ao projeto é monitorado por você. Assim, é possível controlar a edição dos materiais e agilizar a demanda ao colaborador.

Uma única plataforma e várias vantagens

Não há dúvidas de que a qualidade dos materiais didáticos são pontos fundamentais para fidelizar o aluno e destacar a instituição e os cursos entre as diversas opções do mercado.

Durante os mais de 12 anos que estamos no mercado EaD identificamos diversos gargalos na produção de conteúdos e de objetos de aprendizagem para essa modalidade. Com o conhecimento adquirido e com a utilização de tecnologias de ponta, criamos a Deduca. Ela contribui muito com a nossa produção e pode contribuir com a sua também.

Totalmente pensada para as necessidades do mercado brasileiro de educação a distância, a Deduca integra funcionalidades fundamentais, garantindo diversas vantagens para as instituições. Além do Módulo de Produção, a Deduca oferece:

  • banco de talentos, com sistema de gestão integrado;
  • controle do histórico e avaliações;
  • publicação de oportunidades automatizada para LinkedIn e Facebook;
  • categorização de profissionais, incluindo análises via Lattes;
  • rankings visuais, com gráficos e tags inteligentes;
  • acesso diferenciado para IES e para os profissionais;
  • Sugestão de profissionais por área de atuação e histórico de projetos;
  • sistema de pesquisa e busca inteligente, que permite cruzamento de informações e análises completas em poucos segundos.
  • Espaço para armazenamento de forma categorizada dos materiais.
Compartilhe este artigo:

Sobre o Autor

Delinea Tecnologia Educacional

Equipe de Comunicação da Delinea Tecnologia Educacional