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Cases

Soluções da Delinea aplicadas a prática resultando em cases de sucesso.

Case IBREP

Competências no processo de migração e gerenciamento do AVA

O IBREP (Instituto Brasileiro de Educação Profissional) é hoje uma das principais referências no país em cursos voltados à área imobiliária. Além da qualidade reconhecida de sua metodologia, um dos seus principais diferenciais é a oferta de curso técnico à distância em várias mídias.

No início, o Instituto optou por usar um ambiente próprio, mas que, passado algum tempo, não mais supria a necessidade dos seus alunos. Nesse momento, começou a parceria com a Delinea, que assumiu o desafio de fazer o upgrade no Ambiente Virtual do IBREP, melhorando suas funcionalidades e interface.

A solução proposta foi a adoção do Moodle como sistema padrão para o novo AVA, com a vantagem de ter sido totalmente customizado, priorizando um layout ergonômico e intuitivo, a fim de facilitar tanto o acesso do aluno ao ambiente, quanto o processo de ensino/aprendizagem.


Definido o caminho, a Delinea realizou toda a migração da base de dados do IBREP, tendo o cuidado de manter as informações armazenadas dos alunos já cadastrados no ambiente virtual anterior.

Para comportar uma capacidade maior de interações e o acesso de mais alunos ao mesmo tempo, a solução foi buscar um novo servidor, de maior capacidade, para abrigar o novo ambiente.

Novo ambiente do IBREP

Passada esta etapa, o novo AVA customizado entrou 100% em funcionamento. Nesse momento, por meio de atividades de gerenciamento, a Delinea também deu início a um novo canal de relacionamento do IBREP com seus alunos: toda a base de alunos cadastrados recebeu as boas-vindas ao novo ambiente por meio de e-mails personalizados.

Da mesma forma, os alunos, antigos e novos, foram convidados a conhecer o novo ambiente, suas funcionalidades, bem como passaram a receber um cronograma constante de chats e eventos. Foi iniciada uma ação pedagógica pró-ativa, e dois dias antes dos chats, os alunos recebem um e-mail lembrando o dia, a hora, o professor e a disciplina do chat. Os alunos também são convidados a participar das discussões no fórum e de eventos agendados.

Também fizeram parte desse processo de acompanhamento e gerenciamento do novo ambiente avaliações constantes de todo o processo pedagógico. A cada mês, o IBREP recebia da Delinea um relatório detalhado, com estatísticas de acesso dos alunos às disciplinas e ferramentas, participação e interação em chats e fóruns, nível de satisfação e tempo de resposta dos professores.

Exemplo de Gráfico disposto no relatório, relativo aos tipos de perguntas frequentes feitas pelos alunos no help desk

Como resultado de todo esse processo de aprimoramento, migração e gerenciamento do ambiente virtual, o Instituto passou a contar com um diagnóstico constante e preciso de tudo o que acontece no AVA, o que permitiu implantar ações de melhoria contínua, aumentando a satisfação dos alunos, a participação no ambiente e, assim, alcançando o grau de interatividade necessário ao ensino a distância.

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