Blog

IES privadas têm até o dia 30 de abril para solicitarem autorização para cursos técnicos

Instituições interessadas em ofertar cursos técnicos de nível médio devem apresentar, até o dia 30 de abril, proposta à SETEC, junto ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

A oferta de cursos técnicos pode ocorrer em ambas as modalidades de ensino, presencial e a distância. Para solicitar a autorização, as instituições precisam atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Após o registro no SISTEC, o ministério tem um prazo de 120 dias para avaliação. 

Critérios para a oferta de cursos técnicos

Podem oferecer os cursos técnicos as instituições privadas de ensino superior que:

  • tenham Índice Geral de Cursos (IGC) maior do que 3;
  • apresentem excelência na oferta comprovada por indicadores pré-estabelecidos pelo normativo;
  • já atuem previamente em cursos de graduação em área de conhecimento correlata ao curso técnico a ser ofertado, com um conceito do curso igual ou superior a 4.

Para conhecer os detalhes e especificidades de cada modalidade a ser ofertada, acesse Portaria na íntegra.

Onde é feita a solicitação de autorização?

Os pedidos de autorização de cursos devem ser feitos por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), mantido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). Caso as informações da Instituição de Ensino sejam consideradas insuficientes, há um prazo de diligência e complementação. Como resultado do processo, o pedido pode ser deferido ou indeferido. Cabe recurso em caso de negativa. Concedida, a autorização tem validade por três anos.

Crescimento da EaD

Além do crescimento que já vinha sendo apontado nos últimos levantamentos, a Educação a Distância ganhou um novo impulso com a pandemia mundial de CORONAVÍRUS. Outro fator de atenção é o de que a modalidade é muito próxima do perfil de estudante que está e sai atualmente do Ensino Médio. Mais dinâmica e interativa, a EaD mantém o engajamento dos alunos e contribui para diminuir a taxa de evasão.

Materiais Dinâmicos e Interativos

As Instituições de Ensino Superior que forem aprovadas para a oferta de cursos técnicos, podem produzir materiais didáticos personalizados e garantir qualidade, dinamismo e interatividade para as aulas. As aulas podem contar com conteúdos transpostos para formatos dialógicos e tecnológicos como games, animação 3D, vídeos. Animação Motion Graphics 2D, E-books, infográficos, podcasts, além das atividades e questões.

Você e sua IES podem contar com a Delinea para a oferta de cursos técnicos. Preencha o formulário abaixo e conheça as opções com um de nossos consultores.