O vídeo interativo na EaD: descubra como ele pode tornar sua EaD ainda mais atrativa e dinâmica

Compartilhe este artigo:

O vídeo interativo na EaD permite que o aluno assuma verdadeiramente o papel de protagonista no seu processo de aprendizagem.

A cada ano que passa, a EaD se consolida como uma das modalidades de ensino mais populares do Brasil. Dados recentes apontam que, em poucos anos, ela ultrapassará o ensino presencial em número de alunos. Com isso, surgem novas oportunidades e, claro, novos desafios.

Um deles é o desenvolvimento de aulas mais atrativas, contribuindo para reter a atenção dos alunos e qualificar a aprendizagem. Nesse sentido, a tecnologia, grande aliada da EaD, entra em cena mais uma vez, trazendo novas possibilidades para a sala de aula virtual.

O vídeo interativo na EaD é um exemplo de tecnologia que tem contribuído positivamente com o ensino a distância. Reunimos os especialistas da Delinea, que atuam na área, para destacar as principais vantagens da tecnologia.

Interatividade: a nova fronteira das aulas em vídeo

As primeiras aplicações do vídeo interativo, ainda bastante rudimentares, começaram a surgir entre os anos 2008 e 2009, quando o YouTube passou a permitir aos seus usuários inserirem anotações clicáveis nos vídeos publicados na plataforma.

Desde então, a funcionalidade evoluiu com grande velocidade, assim como suas aplicações na publicidade, no cinema, na televisão, nas artes e na educação.

Aliás, é na educação que o potencial do vídeo interativo pode ser melhor explorado e ampliado. Por meio dele, o aluno pode realizar um ciclo completo de aprendizagem: aula, revisão e avaliação. Tudo em tempo real e com muita dinamicidade. O resultado é a melhora significativa na retenção e no engajamento dos alunos.

Qual é o segredo do vídeo interativo na EaD?

O principal trunfo do vídeo interativo na EaD é permitir ao aluno assumir, verdadeiramente, o papel de protagonista no seu processo de aprendizagem. Por meio de cliques e escolhas ao longo do vídeo, ele mesmo determina o ritmo mais adequado para sua aprendizagem. Outra vantagem é a ausência de distrações, pois todo o conteúdo está centralizado em um mesmo recurso.

Uma aula em vídeo interativo é um mundo de possibilidades. Nela, é possível trabalhar com:

  • revisões: seja com reforços de conceitos ou por meio de quizzes, testes de múltipla escolha ou mesmo questões semi-abertas;
  • avaliações: com resposta em tempo real, permitindo avanço em caso de acerto ou revisão em caso de erro;
  • fixação do ensino: escolhendo os caminhos e conteúdos que desejar ver novamente.
  • jogos, enquetes e muito mais.

Isto sem falar na interatividade em si. Uma mesma aula pode ter desdobramentos diferentes a partir das opções escolhidas pelo aluno ao longo do vídeo.

Invista em um diferencial competitivo para a sua IES

A popularização da EaD tem tornado o mercado mais competitivo a cada ano que passa. Logo, é preciso investir em diferenciais capazes de não apenas atrair como também reter seus alunos. O vídeo interativo é uma alternativa ainda pouco explorada, mas com muito potencial.

Na última década, o Brasil se consolidou na produção de videoaulas, reduzindo custos, tempo e evoluindo o design. Hoje, existem profissionais especializados na concepção, criação e desenvolvimento de vídeos interativos específicos para EaD.

Se você também quer destacar a sua EaD e levar a interatividade a um novo patamar na sua IES, não pode deixar de utilizar e explorar a tecnologia dos vídeos interativos.

Compartilhe este artigo:

Sobre o Autor

Delinea Tecnologia Educacional

Equipe de Comunicação da Delinea Tecnologia Educacional