Blog

Coronavírus: soluções EaD para manter as aulas na sua IES

Com as aulas presenciais canceladas, a modalidade EaD tornou-se a alternativa para evitar impactos no calendário acadêmico.

O avanço do número de casos de COVID-19, doença causada pelo coronavírus, tem levado as Instituições de Ensino Superior a suspenderem as aulas presenciais. Essa medida é importante para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio, mas que tem um grande impacto pedagógico e programático para a instituição.

Em nível nacional, menos de 20% das Faculdades, Centros Universitários e Universidades possuem credenciamento para a oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Essa alternativa que tem sido explorada e incentivada pelo Ministério da Educação (MEC), mas que depende de uma série de recursos para tornar o processo efetivo. Há também, um percentual de instituições aptas a incluírem na carga horária dos cursos presenciais 20% e até 40% de EaD.

Ainda não existem previsões estatísticas do período de duração da pandemia, mas a probabilidade é de que o pico da COVID-19 no Brasil ocorra entre o final de abril e o início de maio. Ou seja, ainda temos um longo período com desafios impossíveis de serem antevistos. O fato é que não existe uma solução ou receita que possa ser aplicada de forma mágica, mas é preciso que as IES se posicionem a fim de enfrentarem esse período e se prepararem para futuras ocorrências

A Educação a Distância é uma modalidade comprovadamente eficiente e considerada o futuro da educação no Brasil e no mundo, mas ela precisa ser preparada de maneira cuidadosa e com qualidade para ser eficaz.. Na EaD, o material didático tem um papel muito importante na qualidade do curso, por isso ele precisa ser pensado e personalizado 100% para a modalidade. Há uma infinidade de formatos e mídias que podem serem utilizadas e que engajam o aluno para que ele inicie e finalize o conteúdo proposto.

Disciplinas EaD Prontas

As instituições que cancelaram as aulas presenciais, mas não querem interromper o calendário acadêmico, podem utilizar as Disciplinas Prontas para a continuidade das aulas na modalidade EaD. Essa alternativa se aplica tanto para as IES que já possuem credenciamento EaD quanto para aquelas que ainda não estão credenciadas, mas podem ofertar 20% ou 40% da carga horária.

Conheça as áreas do conhecimento das Disciplinas EaD Pontas:

  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais
  • Engenharias
  • Ciências Exatas da Terra
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas

Para conhecer as disciplinas disponíveis e a ementa de cada uma delas, cadastre-se pelo formulário abaixo e visualize a lista completa.

Transposição de conteúdo presencial para online (EaD)

As IES que já possuem conteúdo presencial pronto e que desejarem aplicar esse material para o EaD, podem solicitar a transposição dos materiais para esta modalidade. Os formatos podem variar entre e-Books, videoaulas, infográficos animados, banco de questões, atividades interativas, games, animações e podcasts.

Para conhecer uma das soluções apresentadas acima, como alternativa imediata ao cancelamento das aulas presenciais, cadastre-se pelo formulário. Aproveite para conhecer também nossas outras soluções para EaD: Materiais Didáticos Personalizados, Consultorias e Assessorias, Plataforma Deduca, Acervo de Disciplinas.