CASE DELINEA + MATERIAIS DIDÁTICOS + MACKENZIE

Materiais de referência para uma IES de referência

Com quase 150 anos de história, o Instituto Presbiteriano Mackenzie é uma das instituições mais respeitadas do Brasil. Referência e agente de uma série de inovações pedagógicas, o Mackenzie acompanha e influencia o cenário da educação no país.

Com mais de 38 mil estudantes de cursos superiores entre Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras, as Faculdades Presbiterianas Mackenzie e a Universidade Presbiteriana Mackenzie formam anualmente milhares de alunos.

Referência no ensino presencial, o Mackenzie foi credenciado pelo Ministério da Educação para a oferta de cursos na modalidade a distância em 2016. A autorização EaD teve conceito referencial máximo (cinco). Foi nessa fase, que significou um novo momento para a Universidade, que a parceria do Mackenzie com a Delinea nasceu.

Parceria de sucesso para uma EaD inovadora

A experiência de mais de 12 anos da Delinea com a produção de materiais didáticos para EaD chamou a atenção do Mackenzie. Alinhada às tendências educacionais contemporâneas, a principal exigência ao oferecer cursos na modalidade a distância foi a de manter a mesma excelência construída no ensino presencial. O resultado dessa parceria você confere no vídeo.

Para iniciar a oferta de cursos EaD, o Mackenzie focou no planejamento. “Inicialmente foram ofertados três cursos de graduação e dois cursos de especialização nos cinco polos de Educação a Distância do Mackenzie. A adesão em relação ao mercado e o interesse das pessoas pelos cursos aceleraram significativamente a nossa oferta em EaD”, conta a coordenadora de cursos de educação continuada, Natacha Bertoia.

Além de uma matriz curricular com as mesmas disciplinas do presencial, a EaD do Mackenzie possui os mesmos professores para ambas as modalidades e foca em uma metodologia de ensino com materiais inovadores.

A produção dos materiais didáticos é feita em parceria com a Delinea. Aqui no Mackenzie o curador propõe todo o desenvolvimento da disciplina e o conteúdo que deve ser aprendido em cada trilha. A Delinea produz o conteúdo sempre em contato com o curador do Mackenzie. Todo o processo de validação do nosso curador permite que a Delinea entregue um material customizado com a nossa necessidadeNatacha Bertoia, coordenadora de cursos de educação continuada.

Atualmente são 39 polos presenciais que ofertam 13 opções de cursos de graduação e outros 13 de pós-graduação.

Autonomia e formação para o exercício da cidadania

Para o Mackenzie, a superação das desigualdades socioeconômicas e do individualismo em prol da solidariedade deve ser algo permanente no horizonte das instituições que desejam ampliar sua atuação.

Foi a partir do desejo de expandir a participação na construção de uma sociedade fundada na igualdade, na justiça social e nos princípios de universalização das liberdades individuais e coletivas que a instituição investiu na EaD.

“Ainda temos muito campo para aperfeiçoamento, mas também temos muito potencial competitivo. A educação a distância possibilita que tenhamos uma grande capilaridade territorial, levando nosso modelo de ensino, que é referência aqui em São Paulo, para quase todo o Brasil por meio da EaD”, salienta o coordenador de área de cursos de educação continuada do CCSA, professor Carlos Eduardo Gomes.

Uma instituição única merece materiais didáticos únicos

A produção de materiais didáticos inovadores, alinhados com a metodologia de ensino da instituição e com a entrega dos arquivos-fonte para a livre utilização e reutilização da IES, sempre foi uma premissa para a Delinea. Esse formato de trabalho permite que a instituição tenha tanto autonomia quanto materiais personalizados.

No projeto do Mackenzie, a parceria entre as equipes foi fundamental para a criação de materiais de referência, conforme destaca no vídeo o Coordenador Pedagógico do Lato Sensu EaD, Fábio Lopes.

Outro ponto de destaque da EaD do Mackenzie é a forma como os materiais didáticos atuam para o ensino-aprendizagem, permitindo o compartilhamento de novas experiências entre sujeitos de diferentes regiões do país e ajudando os alunos, tutores e professores, em várias localidades, a vivenciar a multiculturalidade como parte de seu processo de formação. A coordenadora adjunta EaD, Cláudia Klement, salienta o papel do material didático, dos tutores e do aluno nesse processo.