CASE DELINEA + DEDUCA + UNILASALLE

Conheça como a tecnologia transformou a gestão e a produção de materiais didáticos da Unilasalle

Se a tecnologia está presente em praticamente tudo o que nos rodeia, não poderia ser diferente com a produção de materiais didáticos para a Educação a Distância. A Universidade La Salle (Unilasalle) é uma das instituições que utiliza a tecnologia, por meio da Plataforma Deduca, para unificar e tornar o processo de produção mais seguro, ágil, monitorável e dinâmico.

Presente em 80 países e com 993 comunidades educadoras, a Rede La Salle inspira a educação nacional e internacional com seu modelo de educação e excelência de ensino. Aqui no Brasil, a Rede se conecta com mais de 47 mil alunos em nove estados e no Distrito Federal, atingindo todos os níveis de ensino. Mas foi em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, que a nossa parceria se estabeleceu com a Universidade La Salle (Unilasalle).

Referência de ensino no Rio Grande do Sul e no Brasil, a Unilasalle elevou a classificação de cursos no ranking nacional a partir da divulgação, em 2018, do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que considera a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Na Educação a Distância, a universidade foi avaliada pelo Ministério da Educação com Conceito Institucional EaD 5, maior índice da avaliação. Com 18 cursos de graduação e 16 de pós-graduação, a instituição possui mais de 30 Polos de Apoio Presencial e investe em uma série de inovações e experiências tecnológicas. Para garantir a excelência na modalidade, entre várias ações, a instituição investe em tecnologia e na produção de materiais didáticos variados, dialógicos e compatíveis com diversos dispositivos. É principalmente no cenário da produção de materiais didáticos que contribuímos com nossa tecnologia para a otimização do processo de produção da universidade, por meio da nossa Plataforma Deduca.

Processo tecnológico e unificado em uma única plataforma

A história da Delinea começou com a produção de materiais didáticos para a Educação a Distância. Com isso, o nosso núcleo de produção sentiu as mesmas dificuldades enfrentadas por diversas instituições que produzem seus materiais internamente: falta de otimização do processo, informações dos projetos em planilhas e plataformas não integradas, comunicação com a equipe de produção não automatizada, falta de atualização do real estágio da produção, entre outras.

O cenário mudou para a Delinea e para as IES com a chegada da Plataforma Deduca, que tornou o processo tecnológico e unificou todas as etapas da produção. Na Unilasalle, além de unificar o processo de produção, a Deduca também ajudou a padronizar a gestão dos processos nos núcleos.

Nós tínhamos três núcleos – os designers educacionais, a diagramação e a produção de videoaula – trabalhando em processos distintos de controle. O trabalho do núcleo de designers educacionais era gerido por planilhas, na diagramação utilizavam uma ferramenta colaborativa para a gestão e a equipe de videoaula utilizava planilhas e agenda.Patrícia Menna Barreto, Analista de Educação a Distância.

Os núcleos de produção da instituição já pensavam em um meio para que todos tivessem a mesma metodologia de controle dos processos. “Quando descobrimos a Deduca e trouxemos ela para a Unilasalle, o primeiro benefício foi o de unificarmos o nosso processo de controle. Assim, foi possível acompanhar o trabalho de todos e a etapa que cada um estava fazendo, além das etapas seguintes”, destaca Patrícia.

Uma série de outros ajustes também foram possíveis com a chegada da plataforma. No vídeo, a profissional evidencia quais foram os benefícios.

Eficiência e agilidade na entrega dos materiais

Em 2000, a Unilasalle começou a testar a Educação a Distância, utilizando a metodologia em 20% da carga horária dos cursos de graduação presenciais. Em 2014, iniciou um movimento para que a instituição, na época ainda Centro Universitário, lançasse cursos no modelo híbrido e 100% EaD.

O professor Jonas Saraiva, que é coordenador da produção EaD da Unilasalle, chegou na instituição em 2016, com a finalidade de estruturar o núcleo de produção de materiais didáticos.

Enfrentamos, na época, as mesmas dificuldades que outras instituições com núcleos de produção interna enfrentaram e ainda enfrentam: gestão do tempo, prazos, entregas e não entregas. Todos esses problemas impactam diretamente a produçãoJonas Saraiva, Coordenador de Produção EaD.

Com um volume de produção intenso, o coordenador da produção EaD destaca que a tecnologia da Deduca fez total diferença no processo produtivo.

Tecnologia, gestão, controle e confiabilidade do projeto e dos materiais didáticos

As instituições que atuam com a produção de materiais didáticos sabem que não é fácil cumprir os prazos e metas sem uma gestão eficiente do processo. A equipe envolvida com a produção é ampla e demanda que todos estejam em sintonia, para que as etapas seguintes não sejam impactadas com possíveis atrasos.

Todo o desenho de como funcionará o processo de produção dos materiais didáticos precisa ser pensado antes do início do projeto.

Foi um desafio muito grande conseguir entender os fluxos, colocá-los no papel e fazer com que os professores, validadores, coordenadores e conteudistas comprassem a ideia e começassem a produzir no prazo.Guilherme Petry, designer educacional.

Esse gargalo foi solucionado com a chegada da plataforma.

A Deduca se mostrou relevante em todo o processo, sendo que hoje ela permeia todo o projeto. No contato com os agentes externos da instituição, ela foi muito relevante, principalmente com a funcionalidade que ela tem de fazer os contatos automáticos via e-mail durante as etapas do projeto.Arthur de Jesus, designer educacional.

Na entrevista, os profissionais contam como ela impacta o dia a dia deles e da produção de materiais didáticos da Unilasalle.

Quer conhecer como a Plataforma Deduca pode contribuir com a gestão e a produção de materiais didáticos da sua IES? Agende uma demonstração da plataforma e conheça todas as funcionalidades.