48 3207.3414

Blog

Uma visão histórica

Muito antes do uso da informática, das telecomunicações, da televisão, da multimídia e demais meios da informação, que encurtaram o espaço e o tempo entre as pessoas, as tecnologias influenciaram as mudanças culturais, sociais e históricas.

A evolução do ser humano esteve condicionada ao pensamento e à luta pela superação das necessidades tais como o alimento, o vestuário e a moradia. Neste processo de evolução é que vão se sucedendo fases importantes do homem social, todas elas imbricadas de tecnologia.

Com a utilização das mãos, o homo erectus iniciou a fabricação de ferramentas para enfrentar o meio. Com o uso das mãos nasce o TRABALHO, ou seja, a atividade que exige o uso constante das capacidades físicas e mentais. Esta conquista propiciou também um processo educativo coletivo que, por sua vez, originou o desenvolvimento da LINGUAGEM.

A partir da linguagem e do uso de ferramentas, se aperfeiçoaram os hábitos alimentares e o modo de viver e pensar. Com o fogo, a roda, os metais e a alimentação variada, o homem passa a transformar a natureza e, conseqüentemente passa a se transformar.

O desenvolvimento da tribo, com o desabrochar das atividades agrícolas e pastorais, dá início às regras de convivência, às crenças e tradições, bem como à divisão do trabalho, ou seja, às atividades de sobrevivência do clã.
Em meio às lutas de poder que se iniciam, nascem as sociedades onde o interesse coletivo impõe regras às condutas individuais.

O que se pode afirmar é que a evolução ocorreu pela transformação da natureza, através do trabalho. O homem desenvolveu idéias, valores e crenças sobre o modo de vida e transmitiu essa cultura às gerações mais jovens ou estas captaram e construíram suas idéias, valores e crenças.

A este conhecer-ação é que se chama também de EDUCAÇÃO, dimensão essencial na evolução do homem e de uma necessidade grupal. O processo de APRENDIZAGEM do ser humano é, portanto, um círculo vicioso onde se movimentam três peças fundamentais: a educação (pensar, saber, transmitir), o trabalho (ação, fazer) e a tecnologia (como fazer). Todas as áreas obedecem a este círculo vicioso, desde a atividade profissional até o amor familiar.

A partir disso, como surgimento de novas necessidades, a tecnologia foi se tornando complexa, adquirindo caráter científico a ponto de hoje atingir elevadíssimo nível de sofisticação e exigindo dos profissionais da Educação um convívio diário e reflexivo sobre o seu uso.

Uma Resposta para Uma visão histórica

  1. Interessante abordagem e reflexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Teste

×
×