Saiba como aplicar a categorização na produção dos materiais didáticos EaD para sua IES.
Nos últimos anos, a produção de materiais e conteúdos para EaD evoluiu muito, em grande parte ajudada pela tecnologia e as metodologias inovadoras que começaram a ser aplicadas mais amplamente. No entanto, alguns desafios ainda são comuns e nos desafiam a repensar o processo produtivo dos materiais constantemente. Um bom exemplo são os prazos de produção, que continuam sendo o desafio da maioria das IES que pretendem lançar novos cursos com maior agilidade. Nesse sentido, o desafio é: como produzir no tempo necessário e garantir a qualidade dos objetos de aprendizagem? Uma das respostas é a categorização ou indexacão destes recursos educacionais.
Em artigos anteriores, já abordamos alguns fatores que contribuem para um bom resultado final, como o correto gerenciamento da produção e a gestão de talentos. Agora, iremos aprofundar mais sobre a categorização de conteúdos, outro importante elemento.
Mas o que é isso?
A categorização é o ordenamento e o agrupamento de algo segundo categorias ou classes. É um sistema muito usado em lojas on-line, por exemplo, que precisam classificar e organizar um grande volume de informações sobre produtos. Neste segmento, uma boa categorização permite a localização de produtos, além de facilitar o processo de compra e contribuir para melhorar o índice de satisfação dos clientes.
Um exemplo diferente de categorização é a classificação de livros em bibliotecas. Note, porém, que neste caso específico, o trabalho torna-se muito mais complexo. Afinal, quando se lida com o conhecimento, amplia-se consideravelmente o número de variáveis a serem categorizadas. É o que acontece no caso da EaD, daí a dificuldade em aplicar a categorização corretamente.
Outro grande desafio é a mobilização dos profissionais envolvidos no trabalho de categorização. Isto porque cada um traz consigo suas crenças, seu próprio conhecimento e suas opiniões acerca do que é mais ou menos adequado. Por exemplo, um profissional da área de Humanas tende a defender uma abordagem completamente diferente de um profissional da área de Exatas.
Além disso, não se pode perder de vista o usuário final dos materiais e conteúdos para EaD categorizados. Afinal, é para tornar mais prático, ágil e eficiente o trabalho dele/dela que a categorização é aplicada.
Neste sentido, os estudos recentes acerca da inteligência relacional têm contribuído para aperfeiçoar os processos de categorização e indexação. Isto porque um dos principais focos da inteligência relacional é mapear e compreender como as variáveis, objetivas e subjetivas, podem afetar algo, seja um projeto, uma empresa ou mesmo relações interpessoais. Alguns dos sistemas de indexação e categorização mais recentes já começam a contemplar esse conhecimento em suas bases por meio de algoritmos de inteligência artificial, o que tende a otimizar o trabalho de categorização de conteúdos e conhecimentos, como é o caso da EaD.
Agora, se você ainda não conta com um sistema assim, como aplicar e levar os benefícios da categorização para sua IES? Saiba mais a seguir.
Conheça as vantagens da categorização aplicada à produção de materiais e conteúdos para EaD
São muitos os benefícios de aplicar os princípios da categorização na produção para EaD, entre eles:
- otimização do processo de produção;
- organização e hierarquização de conteúdos, mídias, objetos e profissionais;
- possibilidade de integração com sistema de busca;
- criação de repositório de materiais.
Além disso, a categorização afeta positivamente a gestão de conteúdos. Ela permite às IES, por exemplo:
- pesquisar e localizar rapidamente conteúdos e/ou objetos de aprendizagem aderentes e já produzidos;
- reaproveitar parcial ou integralmente conteúdos e/ou objetos conforme novas necessidades (cursos, disciplinas etc.);
- evitar retrabalho;
- reduzir custos de produção.
Saiba como categorizar:
A categorização dos materiais produzidos traz muitos benefícios, além de otimizar todo o processo de produção. Ganha-se tempo na localização de materiais, além de contribuir para a criação de repositórios dos materiais produzidos e/ou adquiridos de terceiros.
O processo pode ser feito a partir de palavras-chave e por área do conhecimento, por exemplo. O controle pode ser realizado com a ajuda de planilhas eletrônicas ou banco de dados automatizados. Pode permitir buscas futuras ou não. Tudo depende do objetivos definidos pela sua IES.
Para ajudá-lo a iniciar esse trabalho na sua instituição, listamos a seguir algumas dicas para classificar e categorizar corretamente seu material de forma a otimizar a produção para a EaD. Acompanhe.
Conhecer é o primeiro passo
Para garantir uma boa categorização é preciso conhecer verdadeiramente o processo de produção da sua IES. Isto permitirá definir as categorias mais adequadas às suas necessidades.
Experimentar fará diferença
Antes de partir para o todo, busque categorizar parte da sua produção. Assim, será possível observar, na prática, se as categorias inicialmente definidas suprem as suas necessidades.
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Hierarquize para facilitar ainda mais
Além das categorias principais, defina também subcategorias, pois isto ajuda no cruzamento de informações em buscas futuras (por exemplo: LIVROS (tipo de material – categoria principal) => 2017 (ano de produção) => DIREITO (curso) => DIREITO TRABALHISTA (disciplina) => José Antonio (conteudista).
Especificar nunca é demais
Evite definir categorias muito genéricas, que possam incluir, em um mesmo grupo materiais muito diferentes (por exemplo: pdfs).
Avalie a funcionalidade
Antes de categorizar todos os seus materiais, teste se o trabalho realizado atingiu seus objetivos. Peça ajuda de outro profissional da sua equipe, que não esteja envolvido nesse trabalho, para analisar o trabalho já realizado e sugerir ajustes, se necessário.
Aplique o processo
Feitos os ajustes necessários, é hora de aplicar a categorização a todo o processo de produção. Para facilitar, é possível trabalhar em etapas (por exemplo: etapa 1 – materiais; etapa 2 – mídias; etapa 3 – profissionais; etapa 4 – produção).
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Compartilhe para que o trabalho seja aplicado
Assegure-se de que todos os envolvidos no processo de produção conheçam e apliquem o trabalho realizado. Isto será útil na hora de criar um repositório com todos os dados produzidos.
Categorização, banco de dados e mecanismos de busca
Uma das grandes vantagens da categorização é permitir maior agilidade no momento de se buscar materiais e/ou profissionais associados à IES. Mas para isso, primeiro é preciso ter um banco de dados que reúna todas as informações cadastradas e que permita a pesquisa. Esta é, justamente, a maior dificuldade encontrada por boa parte das IES. A implantação de bancos de dados costuma envolver custos elevados e boa parte das opções existentes no mercado não contemplam as necessidades específicas da EaD. Outra dificuldade é dar acesso ao banco de dados a todos os envolvidos na produção dos materiais e principalmente conseguir realizar uma busca inteligente.
Uma solução completa para a sua EaD
A Deduca é uma solução desenvolvida sob medida para as necessidades das IES. É uma plataforma inteligente que realiza a gestão de conteúdos e permite a produção interna de materiais didáticos para EaD de forma mais eficiente, com redução de custos e tempo.
Uma das principais funcionalidades da Deduca é a categorização de todos os itens relacionados à produção dos objetos de aprendizagem, entre eles, profissionais, conteúdos, mídias e recursos, facilitando a consulta para a construção de novos materiais didáticos EaD.
A plataforma ainda conta com sistemas de busca e indexação inteligentes, baseados em uma inteligência relacional que é capaz de melhorar e combinar áreas do conhecimento, tornando todo o processo mais personalizado e com o DNA da sua IES.
Quer categorizar seus materiais com agilidade e eficiência? Conheça mais sobre a Deduca e descubra como otimizar sua produção para EaD.